O sistema muscular é formado pelo conjunto de músculos do corpo. Existem cerca de 600 músculos no corpo humano; juntos, eles representam de 40 a 50% do peso total de uma pessoa. Os musculos são capazes de se contrair e relaxar, gerando movimentos que nos permitem andar, correr, saltar, nadar, escrever, impulsionar o alimento no tubo digestório, promover a circulação do sangue no organismo, urinar, defecar, piscar os olhos, rir, respirar…
No corpo humano, existem musculos grandes, como os da coxa, e musculos pequenos, como certos musculos da face. Eles podem ser arredondados (orbiculares do olho ou da boca), planos (os do crânio), fusiformes (como os do braço).
Classificação dos tecidos musculares:
Há três tipos de tecidos musculares: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido estriado cardíaco, cada um com suas particularidades.
- Tecido muscular liso: apresenta contração lenta e involuntária( independente da vontade do indivíduo): formada por células mononucleadas(1 núcleo) com estrias longitudinais. É presente nos órgãos vicerais internos (esôfago,bexiga,intestino, vasos sangüíneos e útero), responsável pelo peristaltismo.
![](file:///C:/Temp/moz-screenshot-1.png)
-Tecido muscular estriado esquelético : contração rápida e voluntária (dependente da vontade do indivíduo): formada por células multinucleadas com estrias longitudinais e transversais. Forma os músculos, órgãos ligados à estrutura óssea, permitindo a movimentação do corpo.
-
Tecido muscular estriado cardíaco: contração involuntária e rápida, constitui as células binucleadas do miocárdio (musculatura do coração), unidas por discos intercalares que aumentam a adesão entre as células. Fator importante para uma contração rítmica e vigorosa, mantendo a circulação do sangue no corpo.