Sinapses elétricas
As sinapses elétricas, mais simples e evolutivamente antigas, permitem a transferência direta da corrente iônica de uma célula para outra. Ocorrem em sítios especializados denominados junções gap ou junções comunicantes. Nesses tipos de junções as membranas pré-sinápticas (do axônio - transmissoras do impulso nervoso) e pós-sinápticas (do dendrito ou corpo celular - receptoras do impulso nervoso) estão separadas por apenas 3 nm.Sinapses químicas
Via de regra, a transmissão sináptica no sistema nervoso humano maduro é química. As membranas pré e pós-sinápticas são separadas por uma fenda com largura de 20 a 50 nm - a fenda sináptica. A passagem do impulso nervoso nessa região é feita, então, por substâncias químicas: chamados mediadores químicos ou neurotransmissores, liberados na fenda sináptica.O terminal axonal típico contém dúzias de pequenas vesículas membranosas esféricas que armazenam neurotransmissores - as vesículas sinápticas. A membrana dendrítica relacionada com as sinapses (pós-sináptica) apresenta moléculas de proteínas especializadas na detecção dos neurotransmissores na fenda sináptica - os receptores.
Por isso, a transmissão do impulso nervoso ocorre sempre do axônio de um neurônio para o dendrito ou corpo celular do neurônio seguinte.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJ7nitKJlgxxPtccKRL24d_WcQPKlyvlexZuZZIRp-tw5WNDucdiGCTPGt1uhURB1ec9w_X6wLTkd_uHktfDsdap18KhgU4P2zdjBBC81Wkn0evMOPbFaPSRDiq6JZh9kN8tKreFDeZPP-/s320/sinapse.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário